O primeiro passo para ter sucesso na sua compra é reunir toda a documentação necessária relativa ao vendedor, comprador e imóvel. Pode parecer pura burocracia, mas vai garantir mais segurança e transparência no processo de compra e venda.
Veja a seguir a documentação que envolve cada parte:
Vendedor
A pessoa física ou jurídica que está comercializando o imóvel deve apresentar alguns documentos, que são diferentes de acordo com o vendedor.
Quando o vendedor é uma construtora:
- cópia do CNPJ;
- cópia autenticada do estatuto ou contrato social;
- registro da documentação na Junta Comercial a respeito de modificações no estatuto ou contrato;
- certidão de quitação de tributos de contribuições federais;
- certidões negativas referentes a: cartório de protesto, ações cíveis, falência e concordata, Justiça do Trabalho, de débitos do Instituto Nacional do Seguro Social (CND/INSS), executivos municipais, estaduais e fiscais, e Justiça Federal.
Quando o vendedor é pessoa física:
- cópia de RG e CPF;
- certidão de casamento ou união estável com regime de bens, caso haja;
- declaração de Imposto de Renda, quando couber.
Ainda é preciso apresentar certidões negativas de:
- protestos, que são obtidas em cartórios;
- ações cíveis e criminais, conseguidas no site da Justiça Federal;
- execuções fiscais municipal e estadual, comumente encontrado no site da Secretaria da Fazenda do seu estado;
- quitação de tributos federais, adquirida no site da Receita Federal;
- ações trabalhistas, retirada do site do Tribunal Superior do Trabalho (TST);
- interdição, tutela e curatela, apanhada em cartórios de registro civil de pessoas naturais e de interdições e tutelas.
Comprador
É importante reunir a documentação adequada tanto para a compra do imóvel quanto para um possível financiamento:
- cópias de RG e CPF;
- certidão de estado civil;
- escritura pública de pacto antenupcial;
- comprovante de renda dos últimos 3 meses;
- certidão de quitação de tributos federais, no caso de ser comerciante;
- certidões negativas da Justiça Federal, ações cíveis, executivos fiscais, protesto de títulos, débitos CND/INSS, interdição, tutela e curatela, e dívida ativa da União, no caso de ser comerciante.
Caso você deseje usar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para ajudar a pagar a entrada, é preciso apresentar:
- cópia da carteira de trabalho;
- extrato de todas as contas do FGTS com os registros dos 2 anos anteriores;
- autorização para movimentação de conta vinculada ao FGTS;
- declaração de comprovação de compra do primeiro imóvel residencial financiado pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH);
- declaração de Imposto de Renda, especialmente se você for autônomo ou microempresário e, portanto, não possui holerite para a comprovação de renda.
Imóvel
Fique atento à documentação do apartamento pois ela vai ajudar na transferência para o comprador e a autorização de um financiamento bancário.
- título de propriedade com registro;
- certidão negativa de ônus reais, a fim de comprovar a ausência de dívidas;
- certidão negativa de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU);
- averbação da construção, obtida no Registro de Imóveis;
- registro de alienações e ações reipersecutórias, que evidenciam que o imóvel não foi comercializado informalmente;
- cópia do registro de pagamento da Taxa de Cadastro e Avaliações (TCA);
- carta de Habite-se, documento que pode ser comparado a um alvará de utilização;
- planta baixa;
- certidão enfitêutica, necessária exclusivamente para edificações erguidas em terreno foreiro;
- Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) do engenheiro responsável;
- opção de compra e venda devidamente preenchida, assinada e datada;
- matrícula atualizada, obtida no cartório de Registro de Imóveis para garantir que o bem não é alvo de ação;
- certidão de situação fiscal/IPTU, conseguida na Prefeitura e que indica possíveis dívidas municipais;
- declaração de inexistência de débitos condominiais.
Lembre-se que o processo de coleta de documentos é simplificado quando você conta com a ajuda de uma empresa de confiança, como a Conceito Viver. Vamos indicar tudo o que você precisa entregar, considerando o tipo de compra e outros aspectos relacionados ao seu caso específico.
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