Mudar pode ser sinônimo de renovação e alegria, mas também pode trazer dor de cabeça se não houver programação. Embalar, transportar e organizar as coisas em outro endereço não precisa ser desgastante com um bom planejamento e preparo antecipado de algumas etapas.
Preparamos algumas dicas para facilitar a sua missão do início ao fim. Confira!
- Pratique o desapego
O primeiro passo é dar aquela revisada nos guarda-roupas, armários da cozinha, gavetas do escritório e qualquer outro espaço usado para acumular pertences. O dia a dia é corrido e nem sempre é possível fazer uma seleção e dar fim às coisas que não têm mais utilidade. Essa é a oportunidade ideal!
Aproveite que tudo vai ser retirado para identificar o que deve virar desapego e peça ajuda de toda família. É importante que cada um faça esse exercício para facilitar a vida de todos.
Aqueles itens que não vão ser mais utilizados podem ser descartados e, dependendo do estado de conservação, servirem para doação ou até venda. A organização da mudança com bastante antecedência faz ganhar tempo para anunciar algumas peças na internet, por exemplo, e até arrecadar algum dinheiro.
- Lembre de providenciar embalagens
Existem empresas que oferecem o serviço de empacotamento, mas não deixe de providenciar caixas e outras estruturas alguns dias antes da mudança porque essa etapa é uma das mais trabalhosas. Não esqueça de fita adesiva e cordões que vão fazer falta na hora de lacrar os pacotes e fixar os materiais de proteção.
Se for arrastar móveis, uma dica é usar tapete sob os pés para não danificar o chão e a própria base da mobília. Outra possibilidade é envolver os eletrodomésticos em tecidos maiores para evitar que sofram arranhões.
- A organização dos pacotes
Identificar o conteúdo dos pacotes é de grande ajuda tanto na saída dos antigo imóvel, como na chegada da mudança. Anote o que tem dentro de cada embalagem com uma caneta ou marcador. Pode ser diretamente na caixa, se for possível ou em etiquetas adesivas que permitam o registro dos nomes em qualquer material.
- Proteja peças frágeis
Reserve um tempinho para se dedicar apenas ao empacotamento dos artigos delicados. Vai valer a pena prevenir estragos durante o transporte.Para isso acomode esses objetos em caixas e, depois, preencha os espaços vazios com pedaços de isopor, papel sulfite enrolado, jornal velho ou flanelas. Ocupar a área livre vai evitar que os objetos quebrem devido ao movimento ou atrito excessivo.
- Não esqueça de pedir desligamento ou transferência de serviços
As empresas responsáveis pelo fornecimento de água, luz, internet e demais serviços costumam pedir um prazo para a transferência para outro imóvel. Então, não deixe essa etapa para a última hora. Entre em contato com cada lugar e avise sobre a necessidade com antecedência.
Aproveite para atualizar as suas contas em aplicativos, e-mails e outros cadastros com o endereço novo. Assim, documentos importantes e correspondências serão destinados ao local certo.
- Pertences de valor vão junto com você
Por mais que a empresa contratada seja de confiança, pertences de valor, tanto financeiro quanto sentimental, devem ser levados separadamente. Os funcionários podem organizar a mudança da melhor forma, mas jamais terão o mesmo cuidado sobre aquilo que gerou boas memórias ou tem grande significado.
Com tudo organizado e pensado com antecedência, a mudança vai ficar mais tranquila e a acomodação no novo imóvel pode ser um momento só de alegria e prazer.
Gostou do artigo e quer ficar por dentro de outras publicações? Siga os nossos perfis no Facebook, no Instagram, no LinkedIn e no YouTube!